Por definição, são veias que não funcionam. Para garantir o sentido correto do fluxo sanguíneo dentro das veias, elas são dotadas de válvulas unidirecionais, fazendo com que o sangue flua sempre em sentido de retorno ao coração. Quando as válvulas param de funcionar estas veias ficam insuficientes e incapazes de realizar sua função. Apesar de o sangue passar por elas, ou seja, não estão entupidas, seu sentido é invertido!! Ao invés do sangue retornar ao coração por estas veias, ele inverte seu fluxo e retorna em sentido contrário, causando represamento de sangue e falta de oxigenação no local onde estas veias insuficientes (varizes) existem já que o sangue venoso não possui oxigênio, mas sim gás carbônico, ácido lático e outros resíduos que devem ser removidos através das veias e levados para os pulmões e rins afim de que sejam depurados e o sangue possa ser novamente oxigenado e lavar nutrientes para os órgãos. Quando as veias de um membro ou órgão estão insuficientes, ou seja ,varizes, todo o órgão ou membro sofre! O local mais comum é nos membros inferiores mas pode ocorrer em qualquer lugar do corpo.
Varizes são provocadas por inúmeros fatores que costumo dividir da seguinte maneira:
- Imutáveis- hereditariedade (herança genética), idade (só aumenta!!!) e sexo feminino (entre 2 a 8 vezes mais do que no sexo masculino)
- Negociáveis- estes fatores podem ser resolvidos, mas há que se pesar o risco x benefício desta mudança, pois nem sempre é isenta de algum prejuízo. seriam: ocupacional (mais de 6 horas sentado ou em pé por dia), terapia de reposição hormonal e anticoncepcionais (nem sempre é possível ficar sem eles), gestação (é um planejamento do casal e um valor mais alto!!!)
- Mutáveis- até que enfim!!! Alguma coisa que possamos fazer contra as varizes! Não é muito, mas já ajuda! São eles: peso (um regime sempre ajuda!) e sedentarismo (o corpo humano foi feito para se mexer! 3 horas por semana no mínimo!).
Não podemos mudar nosso código genético, nem sexo e nem fazer nosso relógio biológico andar para traz. Então a resposta é não. Mas podemos evitar que nos prejudiquem realizando acompanhamento anual e quando alguma veia começar a se transformar em varizes, trata-la imediatamente, não deixando que se acumulem. Exercícios físicos e controle do peso ajudam muito!
Desde nenhum, até dores, sensação de peso, fadiga das pernas, sensação de pressão nas panturrilhas, queimações e amortecimentos em membros inferiores. Metade das pessoas não tem sintomas. As veias não possuem inervação sensitiva, como a pele por exemplo. Não sentimos o sangue correndo dentro de nossas veias, certo? Logo, os sintomas são mais relacionados com a velocidade de piora do quadro do que com o quadro clínico em si. Pessoas com varizes de longa data, geralmente não tem sintomas, somente quando há flebite ou trombose. Algumas pessoas com vasinho pequenos que se formam repentinamente podem apresentar sintomas. O melhor é ir ao cirurgião vascular e realizar uma consulta com eco Doppler. Este é método definitivo de diagnosticar e planejar tratamentos das varizes.
Nada! Apenas usar a meia elástica, cuidar para não ganhar muito peso e fazer exercícios! Não é hora de cirurgias ou escleroterapias. Cuidado com as medicações!!! Podem ser teratogênicas! Fazer mal formação no feto. Sempre consulta seu cirurgião vascular e seu obstetra antes de fazer uso de medicações! Eco Doppler para avaliar as varizes ajuda na tomada de decisões entre os trimestres!
Sim!!!! 2 a 8 vezes menos do que mulheres, mas tem! Hereditariedade, idade, obesidade, sedentarismo e ocupacional são os fatores predisponentes do homem.
As duas coisas! A doença que causa varizes é chamada Insuficiência Venosa Crônica. Esta doença possui 6 estágios, desde o inicial até o mais grave. As classes clínicas são: 1- apenas varicoses (nesta fase o desconforto é predominantemente estético, mas já é um sinal da doença e pode progredir!!), 2- há varicoses e também varizes (vasinhos vermelhos finos e também vasos mais grossos de até 2 mm de diametro), 3 já há tanto represamento de sangue que aparece edema nas pernas, 4 o sangue represado começa a impedir a oxigenação da pele, que se apresenta com manchas e coceiras. Do 4 estágio vamos para o 6 direto. A pele fica fraca e abre uma ulceração, uma ferida que demora a fechar e dói muito. Quando a ferida cicatriza retorna para o estágio 5. Como podemos ver, a parte estética é apenas o início da doença! A pontinha do iceberg!!!
Os exercícios aeróbicos (corrida, bike, natação) não provocam varizes, pelo contrário! Aceleram o fluxo sanguíneo e ajudam o sangue a retornar ao coração. Temos que cuidar com os exercícios anaeróbicos! Musculação pode ser realizada com 4 objetivos: 1 resistência, 2 potência, 3 força e 4 hipertrofia. Resistência e potência não forçam tanto as válvulas e são recomendados de forma geral para o bem estar do organismo. Inclusive deixam as panturrilhas mais fortes e capazes de exercer função de bombeamento mais adequada sendo benéficos.Treinamentos de força são por período curto e com supervisão, hipertrofia também! Estes dois últimos podem causar a fratura de válvulas dos membros inferiores, mesmo se realizados em outras áreas do corpo. A pressão abdominal elevada no momento da força é que pode causar as varizes. Então, resistência e potência, à vontade. Força e hipertrofia, com muito cuidado e supervisão.